quarta-feira, 30 de abril de 2008

Homem-de-Ferro





Esperava um pouco mais, mas até que foi bonzinho.

A história do filme não é exatamente a mesma dos quadrinhos, sofreu algumas adaptações, mas a essência do personagem continua intacta. Mostra, a origem do Homem-de-Ferro, algo como: Super-cientista ninja, dono de uma mega companhia bélica, é capturado por terroristas malucos [e árabes] e o obrigam a fazer uma supermega arma. Sabendo que ia levar chumbo e morrer mesmo construindo a tal arma, Stark resolve construir um armadura de ferro e chutar a bunda dos terroristas. Ao voltar pros EU e A, vira pacifista e acaba com a venda de armas de sua empresa emputecendo o resto da companhia.

Robert Downey Jr. consegue fazer um Tony Stark bem supimpa, até mais carismático que o da HQ. O amigo negão do Stark nas revista, Rhodeyn (interpretado por Terrence Howard), deixa uma impressão dê "Que porra eu to fazendo nesse filme?". Acho que se tivessem pegado um ator mais "módafóca" pro personagem, certamente teria saído algo mais caricato e até artificial, mas com mais presença. Tudo bem que o personagem é uma merda e Howard criou uma personalidade até legalzinha pra ele, mas no fim da sessão você sai se perguntando que merda ele tava fazendo ali.

Gweyneth Paltrow até que me agradou como Pepper, a assistente de Stark. É boneteenha e sem gracinha, mas pelo menos não é tosca que nem a MJ da Kirsten Dunst. Ainda temos o vilão, Obadiah Stane(Jeff Brigdes) faz o típico (mas bem legauzudo) malvadão diabólico e sem mais o que fazer na vida.

Mas o que realmente chama atenção no filme, são as cenas de ação. Muito fodas e chutadoras de traseiros. O Homem-de-Ferrro é bem fodão, com efeitos especiais ótimos e cenas bem boladas (algumas clichêzadas, mas sem perder nem um pouquinho da graça) são muuuito divertidas e cada "caralho" e "cacilds" que eu soltei assistindo já me valeram de longe o ingresso.

A Trilha-Sonora também não deixa a desejar, não lembro de tudo que toca, mas o filme abre com AC/DC e fecha com Black Sabbath. Só aí já me convenceram.
 
O que tem de errado? Pra começar tenho quase certeza que a MARVEL e a Paramount pressionaram o Jon Favreau (o diretor porra.) para que ele diminuísse o tamanho do filme (pra coisa ficar mais comercial sabem?). Tem uma ceninha forçada que eu não gostei muito aqui, umas pontas mal amarradas no roteiro ali e umas falhas MUITO toscas de continuidade(tem um momento em que Rhodeyn chega na casa do Stark com uma caminhonete, depois quando vai embora, sai no carro do Stark. WTF?). O que realmente atrapalha é a preocupação em contar a origem do personagem. Ficou legal, e dá pra ver que tiveram uma preocupação especial com isso, mas achei que atrapalhou o andamento do filme.


É um filme divertido. Nada que vá fazer você usar mais que 2% da sua capacidade mental. O filme tem acidentes de carro (essencial em qualquer produção hollywoodiana que queira meu respeito), piadinhas toscas pra descontrair, personagens mais que carismáticos e as cenas mais fodidas de ação que eu vi nos últimos tempos.

Nota? como filme de super-herói: 8.5
Como filme decente: 6.5