quarta-feira, 14 de maio de 2008

"Deus é um garoto sádico com uma lupa e nós somos as formigas."

Eu não morri ainda, eu só tenho preguiça de mais e tempo de menos.

Ontem estreou um tal de Saving Grace na FOX. É um cocô. Basicamente Deus resolve dar uma última chance para uma mulherzinha lá que é puta/cachaceira e manda um anjo para avisá-la que  precisa mudar se não quiser frita na frigideira do Demo.

Não é uma idéia muito original, já foi usada em outros 50 seriados, em algumas centenas de filmes, e tenho certeza que já ouvi uma ou duas músicas com esse tema, mas é bem interessante se for bem executada.

Acho que essas coisas de Igreja, Jesus e Cia, tem que ser tratadas com muito humor. Não é o caso do seriado. Eles realmente parecem querer que eu acredite que Deus mandou uma porra de um anjo chamado Earl, para ajudar uma degenerada a ir pro céu. Não é muito convincente. Eu classificaria como fantasia. O problema é que os roteiristas, ou roteirista (não me dei o trabalho de olhar o nome dos desgraçados que criaram aquela montanha de titica de galinha) não classificam o seriado assim. Eles tentam fazer um seriado sério e baseado na realidade.

Falham miseravelmente.

Já falei sobre verosimilhança aqui. A principio, fazer um filme que preza a realidade é bem fácil. Basta não colocar homens-voadores, pessoas com poderes de aranhas e carros explodindo com pedradas. Fácil, não? Pois o animal que escreveu Saving Grace deve ter pensado a mesma coisa e o resultado é um besteirol religioso e sentimental. Mesmo que não fosse essa a intenção do diretor, sentia a cada cena do seriadozinho tosco que o objetivo da bagaça era me fazer sentir culpado e ir dar uma rezada. Um monte de cocô.

Não que não possam fazer um seriado sobre Anjos desocupados  salvando pessoas. Mas se forem fazer façam direito.

Aliás, qual a função dos Anjos mesmo?


Kevin Smith fez um filme ótimo sobre anjos.
Assistam Dogma.


"Olha Matt, agente tá no blog do João"


Acho que Kevin Smith fez um monte de filmes ótimos sobre tudo. (Mesmo com o Ben Afleck em todos os filmes eles continuam bons, por incrível que parece, Kevin Smith consegue fazer Ben Afleck parecer um ator de verdade. Isso é magicamente ninja.)

Conclusão de hoje: Não assistam seriados na FOX. (É sério, eles até dublam os seriados. Muito doentio isso.) Em vez disso: Assistam todos os filmes que o Kevin Smith fez, vire fã do Jason Lee, deixe a barba crescer que nem a do Silent Bob e lembre-se de não furmar Maconha.


OBS: Não lembro onde li a frase do título, se não me engano é do Stephen King. Se não for dele, pelo menos acho que li em algum livro dele.